Para realizar a maioria das tarefas em casa e no trabalho precisamos ser capazes de nos concentrarmos e manter a atenção por algum tempo, mesmo que já tenha se tornado algo automático no cotidiano. A concentração é um requisito para todas as aprendizagens.
Para uma criança não é diferente! Ela não apenas precisa de ser capaz de se concentrar nas tarefas, mas também precisa desenvolver consciência corporal e autocontrole para manter-se no mesmo lugar tempo suficiente para ouvir, absorver as instruções e processar as aprendizagens.
A maioria das crianças, de vez em quando, vai experimentar algumas situações de dificuldade para manter a concentração ou o foco. Isto é particularmente verdadeiro quando elas estão cansadas, sobrecarregadas ou expostas à excesso de estímulos.
Ao observar um grupo de crianças, podemos perceber rapidamente que algumas têm maior habilidade em manter a atenção e a concentração, porém outras distraem-se facilmente, perdem o foco com frequência e tem dificuldade em cumprir uma tarefa ou terminar uma atividade.
Existem algumas formas de estimulação que os pais podem fazer em casa e que tem impactos positivos sobre os níveis de concentração infantil. Como qualquer outra habilidade, a concentração pode ser estimulada e ampliada quando há regularidade e determinação.
Aqui estão 5 estratégias que podem usar para ajudar as crianças a concentrarem-se melhor:
1 – Atender às necessidades fisiológicas: A maioria das crianças e adolescentes concentrar-se melhor depois de nove horas de sono, por isso garanta que os seus filhos tenham um período de sono adequado e reparador. Além disso, tenha um cuidado especial com a alimentação: estimule a redução de açúcar, sódio e conservantes, já existem resultados científicos da influência negativa do excesso desses ingredientes na concentração e outras habilidades mentais. E não esqueça de incluir exercícios físicos e liberação de energia corporal periodicamente para as crianças (esportes, brincadeiras ao ar livre).
2 – Elimine as distrações em casa: O excesso de estímulos visuais e sonoros é inimigo da concentração infantil. Desligue a TV, aparelhos eletronicos, organize os brinquedos e materiais escolares e mantenha o ambiente livre de confusão. Se necessário, feche as janelas no período de estudo e mantenha animais de estimação longe por um tempo. Ajude seu filho a identificar qual é o foco de atenção e retire do ambiente aquilo que possa atrapalhar seu nível de concentração.
3 – Criar um ambiente favorável para a concentração: às vezes uma música clássica ou uma leitura agradável antes do período de maior exigência mental pode contribuir. Além disso, determine um local da casa adequado para estudos e tarefas, tornando uma referência para a concentração.
4 – Sugira e inclua atividades de sequência e organização: esse tipo de atividade estimula o cérebro a criar estratégias para manter uma linha de raciocínio e fortalece a concentração. Alguns exemplo são: Arrumar a mesa do almoço, colocar objetos em ordem alfabética, separar brinquedos seguindo critérios específicos (por cor, por tamanho…). Inclusive jogos de tabuleiro ou de cartas promovem e estimulam a concentração infantil, além de fortalecer o vínculo familiar e desenvolver habilidades sociais.
5- Observar e descobrir em quais atividades seu filho se concentra melhor: Algumas crianças preferem quando estão envolvidas em atividades práticas, concretas, enquanto outras se concentram melhor quando há recursos visuais para ajudá-los. Faça alguns teste para identificar quais recursos facilitam a aprendizagem dele e ajude-o a construir a sua própria forma de estudo. Procure atividades que o seu filho demonstre maior interesse para começar e vá direcionando para aquelas que são mais complexas para ele.
Estas 5 estratégias simples e fáceis de aplicar podem marcar a diferença no que toca à estimulação da atenção e foco das crianças, promovendo uma aprendizagem e crescimento mais saudável e positivo. Saiba também como o Neurofeedback pode ajudar o seu filho a melhorar a concentração!