Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação que envolve anomalias cerebrais quer a nível electrofisiológico quer a nível neuroanatómico. Os tratamentos mais comuns para esta desregulação cerebral são a medicação e a técnica de Neurofeedback.
A medicação pode ajudar os pacientes durante um determinado tempo mas os sintomas regressam assim que o efeito da medicação passa. Em muitos casos, a medicação não funciona corretamente ou tem efeitos secundários que afetam o desenvolvimento da criança.
Desde os primeiros estudos de tratamentos de neurofeedback na PHDA em 1976, muitas investigações têm confirmado os efeitos desta técnica em muitos sintomas tais como dificuldades de atenção, impulsividade e hiperatividade. Em 2009, o Dr. Arms M. e os seus colegas consideraram que de acordo com as orientações de eficácia clínica de AAPB e de ISNR, o tratamento de neurofeedback na PHDA pode ser considerado “eficaz e específico” (Nível 5). Curiosamente, estudos seguintes têm demonstrado que o efeito do treino cerebral com NFB permanece durante muitos anos.
Nos links abaixo poderá encontrar artigos científicos relacionados.
Efficacy of neurofeedback treatment in ADHD: the effects on inattention, impulsivity and hyperactivity: a meta-analysis.
Arms M and Collegues, From Brainclinics Diagnostics, Nijmegen, The Netherlands
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19715181
Gruzelier J, and Egner T, from Imperial college London, UK
http://www.childpsych.theclinics.com/article/S1056-4993(04)00065-3/fulltext
Kaiser D, from University of California, USA
https://www.eeginfo.com/research/articles/EfficacyNeurofeedback-Kaiser.pdf