Quantcast
Channel: NeuroImprove Clinic
Viewing all articles
Browse latest Browse all 37

O impacto da crise na manifestação de sintomas nas crianças com Perturbação do Espectro do Autismo

$
0
0

O Autismo é uma perturbação neurodesenvolvimental que se manifesta a nível comportamental por dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamentos. Pode traduzir-se em défices na partilha dos interesses com os outros, na dificuldade em desenvolver relações sociais com os seus pares, sem envolvimento nos jogos, brincadeiras ou tarefas de natureza coletiva. No outro extremo de gravidade, estarão os indivíduos que se comportam como ignorando a existência dos outros. O défice na comunicação também se apresenta com um espectro de gravidade variável, desde a ausência total de comunicação a uma linguagem fluente. É frequente a repetição do que ouvem e a repetição de frases decoradas, muitas vezes fora do contexto. São muito frequentes comportamentos motores estereotipados (i.e., abanar as mãos e os braços quando zangados ou excitados). Estes podem ser resultado de um incómodo/desconforto causado por algum barulho, mudanças súbitas de rotina, dores no corpo e problemas de sono.

Num momento de crise como é o que está a ser vivido, existe um conjunto de rotinas que serão alteradas de uma forma geral, e que não são exceção em crianças com este diagnóstico. Assim, os comportamentos estereotipados, a agitação e as repetições verbais frequentes, que já constituem uma resposta em situações de maior ansiedade, poderão ver-se exacerbados nesta altura específica de crise. Impõe-se a questão de “O que poderá ser feito em casa?” e a resposta de primeira linha passa pela importância em manter as rotinas da criança, tanto quanto possível, assegurando o seu bem-estar e a sua regulação emocional. Aumentar progressivamente o tempo de exposição da criança em atividades que mais gosta, distraindo-a e fazendo com que a disposição frente às estereotipias diminua, são alguns dos exemplos a ter em consideração.

Se se encontra nesta situação e está com dificuldade em lidar com ela, procure ajuda especializada para atenuar as dificuldades que a sua família e/ou os seus estão a experienciar.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 37