Nem sempre é fácil manter uma turma bem comportada ou com um comportamento constante e estável ao longo de todo o dia. No entanto existem algumas dicas que podem ajudar a que o bom comportamento esteja mais presente:
USE A SUA VOZ NORMAL E NATURAL:
Levantar a voz para ter a atenção dos alunos não é a melhor estratégia. O ambiente e stress causados não valem à pena e podem provocar efeitos contrários. Os estudantes vão espelhar-se no seu tom de voz, por isso evite o uso do volume e tom elevados.
FALE APENAS QUANDO HOUVER SILÊNCIO:
Apenas espere. Aguarde que cada aluno reconheça a sua presença, sem a necessidade de qualquer apresentação ou manifestação. Lute contra a tentação de falar ou chamar a atenção. Vai perceber que a iniciativa de se calar e pedir silêncio virá dos próprios alunos e isso faz toda diferença na construção do respeito mútuo.
USE COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL:
Manter a sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva algum tempo para que os estudantes se habituem com esta rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar a sua mão, peça-lhes que façam o mesmo. Espere 5 segundos e baixe o braço lentamente. Ligar e desligar a luz rapidamente são métodos antigos e eficientes.
PONTUE PROBLEMAS DE FORMA RÁPIDA E SÁBIA:
Ao perceber um problema ou confusão pontual, resolva essa questão o mais rápido possível. Mal estar e indisposições podem crescer rapidamente e tornarem-se confusões e desentendimentos mais complicados de resolver. Para resolver esses problemas de forma sábia. Quando os estudantes tiverem conflitos entre eles, tenha sempre uma atitude neutra, não dando importância ao histórico do aluno. Converse com eles durante o intervalo ou na saída e use uma linguagem neutra.
A sala de aula é um espaço cheio de desafios e aprendizagens, mas depende muito de quem está “à frente” da sala promover o melhor ambiente possível!